quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Brasil: Destaque mundial na Reciclagem de Embalagens de Agrotóxicos


Pelo menos uma boa notícia, hoje. O Brasil aparece em 1° lugar no ranking dos países que mais recolhem embalagens de agrotóxicos para reciclagem, seguido pelo Canadá e Alemanha.

O estado de referência por esta "atitude ecologicamente correta" é o Mato Grosso.

Antigamente, os próprios agricultores tinham que dar destino aos recipientes dos agrotóxicos, que muitos sabem, tratam-se de produtos químicos altamente nocivos, tóxicos, denominados de forma imprópria de “defensivos agrícolas”.

Os antigos latões e recipientes de vidro foram substituídos por embalagens plásticas, mas até aonde eu sei, anos atrás, estes também acabaram se tornando um problema nas áreas rurais devido, justamente, a sua destinação final.

Empresas ligadas às atividades de reciclagem surgiram e, daí, de acordo com o referido agricultor da matéria do Globo Rural, veio a conscientização quanto à importância da devolução das embalagens.

Agrega-se a isso, a legislação (Lei n ° 9.974, de 20 de junho de 2000) que imputa às responsabilidades aos três elementos envolvidos na produção e comercialização do agrotóxico, quer seja o produtor que faz uso do mesmo e tem, por obrigação, devolver as embalagens, quer seja o comerciante, que o revende e tem que devolver as embalagens vazias ao fabricantes e, principalmente, às indústrias, que os fabrica e que têm a obrigação de encaminhar as embalagens usadas e vazias à reciclagem.

Pena que nos grandes centros urbanos, em nossos lixos domésticos ainda se pratique uma postura equivocada de conservação do meio ambiente, com a prática de misturar todo o lixo.

Mesmo sem um programa de coleta seletiva em todos os bairros do município, podemos fazer a nossa parte, separando - em embalagens distintas - os vidros, as latas, o Pets, jornais etc.

Facilitaria, inclusive, o trabalho dos catadores de rua e para a limpeza das vias públicas, uma vez que estes ao remexerem nos sacos grandes, em geral, espalham os resíduos sólidos (inorgânico e orgânico) pelas calçadas e ruas.

Nota-se - aí - a necessidade de educação ambiental em todos os segmentos da sociedade.

Só para se ter uma idéia da importância do papel do Brasil na reciclagem de embalagens de agrotóxicos, no cenário mundial, em 2008, o país recolheu 94% das embalagens, o Canadá (73%) e a Alemanha (65%)

   Postado: Professor  Antonio Coelho Campos.

Um comentário:

  1. Muito bom o blog. Sou professora de geografia na Escola Estadual Ministro Adauto.Gostaria de mais atividades de geografia para o sexto ano.
    Obrigada

    Telma

    ResponderExcluir